⇨ Read in english

⇦ Volte ao menu

Info - Introdução

Quem?

Olá,
Sou o Marcos Silva e há três décadas, projeto máquinas e instalações industriais. Embora esse trabalho sempre tenha sido parte fundamental da minha vida, também cultivei uma paixão pela ficção científica e pela estética visual que ela explora.

Cabeça

Por que o Projeto 74 ?

O Projeto 74 surgiu do desejo de criar e publicar alguns dos meus projetos pessoais, que rondam minha cabeça há anos. Espero me conectar com outras pessoas que tenham a mesma mentalidade, pessoas que queiram compartilhar ideias e talvez até construir uma comunidade.

É uma época incrível para se estar vivo, onde as ideias circulam livremente e podemos absorvê-las pela internet, livros, filmes e mangás, entre outras mídias. Melhor ainda, temos acesso a ferramentas gratuitas incríveis, de sistemas operacionais a softwares CAD, então as possibilidades são infinitas

Ao longo da minha carreira, sempre trabalhei em projetos que não eram voltados para o consumidor final. Como resultado, o aspecto visual era frequentemente negligenciado devido ao aumento de custos. Em suma, o projeto sempre precisava ser o mais barato possível, mas ainda atendendo às especificações técnicas e de segurança.

Com o Projeto 74, pretendo continuar priorizando o baixo custo, seguindo o princípio funcionalista do design de "A forma segue a função",, mas jamais negligenciarei os aspectos estéticos e culturais. Afinal, ao longo da história, a humanidade sempre buscou a beleza — dos zigurates sumérios e dos Jardins Suspensos da Babilônia às pirâmides do antigo Egito. Essa busca pela beleza continuou na arte e arquitetura clássica greco-romana e renascentista, que formam a base visual de como imaginamos o céu na cultura ocidental.

A estética dos anos 70

Recentemente, redescobri a estética dos anos 1970 em dois livros:

• How to build your own living structures - Ken Isaacs

• Nomadic furniture - James Hennessey and Victor Papanek

Esses livros estão repletos de ideias criativas e de baixo custo que podem ser revisitadas e ainda são relevantes hoje. Em um mundo com significativa desigualdade social e econômica, ideias simples, inovadoras e esteticamente agradáveis ​​podem se tornar soluções para populações de baixa renda, além de ótimas oportunidades de negócios para quem deseja investir nessa área.

O movimento Cyberpunk

Além da estética dos anos 1970, o movimento Cyberpunk também influenciou fortemente minhas ideias. Ele mostra a decadência da sociedade contemporânea por meio de seus ambientes sombrios e noir, que emanam de um padrão de "alta tecnologia e baixa qualidade de vida". É um mundo onde as megacorporações detêm mais poder do que os governos e populações inteiras são socialmente excluídas, sem acesso nem ao mínimo para a subsistência.

É difícil imaginar que isso já tenha sido apenas ficção científica nos anos 80. Como disse Bruce Sterling, "Nós não estamos escrevendo ficção mas desenhando (projetando) o futuro."

O movimento SolarPunk

Por fim, o movimento Solarpunk traz soluções tecnológicas que trabalham em harmonia com a natureza. Em vez de prejudicar o meio ambiente, essas soluções visam melhorá-lo ativamente, revertendo nosso curso atual rumo à destruição do nosso "Pequeno Planeta Azul".

Se você tiver interesse nesses projetos, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelos links disponíveis nesta página ou clicando em contato na barra de navegação.

Início Humilde

Como projeto piloto, estou compartilhando alguns estudos que tenho feito sobre trucks para longboards. Redesenhei os trucks de várias maneiras: algumas geometrias são projetadas para melhorar a agilidade nas curvas, enquanto outras priorizam a estabilidade para evitar a oscilação — uma oscilação perigosa que pode ocorrer em altas velocidades e levar a quedas graves.

Também estou estudando um truck "rebaixado / slammed" com um sistema de barra de direção que, em teoria, permite que o skate fique mais próximo do chão. A principal dificuldade é que, quando o skate está tão próximo do chão, não há espaço suficiente para inclinar nas curvas. A maioria dos skates slammed atuais tem apenas uma estética lowrider porque o shape / deck fica preso à parte inferior do hanger, o que impede a inclinação, não havendo margem para manobras. Pretendo fazer um vídeo sobre isso em breve.

Clique no item trucks da barra de navegação abaixo para ver cada truck e uma breve explicação de como funcionam, além de poder visualizá-los em 3D no seu computador ou celular.

Outros Projetos que eu gostaria de começar em um futuro próximo




⇦ Volte ao menu

⇨ Read in english